Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.

Na ecologia, o meio ambiente é o panorama animado ou inanimado onde se desenvolve a vida de um organismo. No meio ambiente existem vários fatores externos que têm uma influência no organismo. A ecologia tem como objeto de estudo as relações entre os organismos e o ambiente envolvente.

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.

A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.

Meio ambiente e Sustentabilidade

A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.

É importante que a sustentabilidade do meio ambiente seja cada vez uma prioridade para os políticos no poder, para que a conservação do meio ambiente possa ser alcançada.

Meio ambiente e Reciclavéis

A reciclagem é um processo de elevada relevância para a preservação do meio ambiente. Através da reciclagem, é possível diminuir a poluição do ar, água e solo. O grande desafio na área da reciclagem é conseguir educar os cidadãos para que compreendam que cada esforço, por mais pequeno que seja, tem um impacto positivo no meio ambiente envolvente.

Plástico

Embalagem de produtos de limpeza, sacos, copinhos, brinquedos, tampas de garrafa pet, embalagens de refrigerantes, bebidas, doces, plásticos transparentes em geral, etc.

Metal

Ferro, latas, peças automobilísticas, carrinhos, brinquedos, ferragens, latinhas, trilhos de cortina, antenas, etc

Papel

Cadernos, livros velhos, revistas e jornais, caixas, embalagens de leite, sucos, produtos de limpeza, etc.

Vidro

Garrafas, embalagens de remédios, embalagens de alimentos e vidros em geral.

Orgânico

Restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), sacos de café e chá, Folhas, caule, madeira,

Não Reciclavel

Pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias, espuma, etiquetas, adesivos, fotografias, latas enferrujadas, lixo do banheiro, esponjas de aço.